ROTARY CLUB DE BARUERI ALPHAVILLE PROMOVE PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO DA COVID EM LARES DE IDOSOS

Na noite desta quinta-feira, dia 9 de julho, 2020, o Rotary Club de Barueri Alphaville (RCBA) recebeu o líder do Projeto Corona Zero, Humberto Silva, do Rotary Brasil. Em sua brilhante palestra, Humberto Silva, que é associado ao RC de São Paulo Jardim das Bandeiras, mostrou aos quase 60 participantes da reunião, reunidos por meio das plataformas Zoom e YouTube, como o projeto traz aos clubes brasileiros de Rotary  a oportunidade de inscrever Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) para a realização de ações no combate à Covid-19.

O Projeto inclui testagens e o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A iniciativa já conta com mais de 2000 ILPIs cadastradas em todo Brasil, em cujos pacientes são aplicados os testes do tipo RT-PCR, mais específico e com maior segurança para detectar o Corona vírus.

Segundo Humberto Silva, a escolha das ILPIS deveu-se à situação crítica que se instaura rápida e silenciosamente nesta população, visto que grande parte dos detectados positivos até o momento pelo projeto são assintomáticos.

Os testes são realizados em todos os idosos residentes, nos colaboradores e voluntários do local e as amostras são enviados a laboratórios conveniados ao projeto para análise.

O “Corona Zero” para essa ação no Brasil, que já recebeu investimentos de R$ 3 milhões, provenientes do Rotary e dos Laboratórios Fleury, que fizeram uma doação de um milhão de reais. conta com o apoio da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite.