Fundação Rotária

A Fundação Rotária do Rotary International é a principal organização não governamental sem fins lucrativos do mundo, promovendo a paz e a compreensão mundial através de programas internacionais humanitários, educacionais e de intercâmbio cultural.

A Fundação Rotária é patrocinada exclusivamente por doações de rotarianos e outros que compartilham a visão de um mundo melhor. As contribuições para o Fundo Anual de Programas são investidas durante três anos, sendo os rendimentos obtidos também utilizados para cobrir os custos administrativos da entidade, isto é, os dólares doados financiam os nossos programas três anos mais tarde. As doações feitas ao Fundo Permanente permanecem continuamente investidas, e apenas os juros resultantes são usados em apoio aos programas.

Todos os subsídios da Fundação Rotária são iniciados por clubes e distritos.

História

Em 1917, o Presidente do RI Arch C. Klumph propôs um fundo de dotações “com o intuito de fazer o bem no mundo”. Em 1928, após o fundo ter angariado mais de US$5.000, passou a chamar-se Fundação Rotária e tornou-se uma entidade do Rotary International.

Cinco curadores, entre eles Klumph, foram indicados para administrá-la como um truste único com a intenção de levar adiante os propósitos do RI.

Ao longo dos anos, o apoio à Fundação cresceu vigorosamente. Desde a primeira doação de US$26,50 em 1917, a entidade recebeu contribuições que totalizaram mais de um bilhão de dólares. Somente em 2003-04, mais de US$70 milhões foram angariados e, até o momento, mais de um milhão de indivíduos receberam o título de Companheiro Paul Harris em reconhecimento a suas doações de US$1.000 ao Fundo Anual para Programas ou por terem tal quantia doada por outrem em seu nome.

A missão

A Missão da Fundação Rotária do Rotary International é capacitar os rotarianos para que possam promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio de apoio a iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza. Por não ter fins lucrativos, a Fundação Rotária não pode prescindir das contribuições de pessoas que acreditam em seu trabalho em prol de um mundo melhor.

A visão

Ser reconhecido como referência na prestação de serviços comunitários de forma eficaz e eficiente, por meio da integração de seus líderes, preservando a ética e o companheirismo.

Os valores

Lema

O principal lema do Rotary, “Mais se beneficia quem melhor serve”, foi aprovado na segunda convenção da organização em Portland, no Oregon, EUA, em agosto de 1911. Na época, Ben Collins, presidente de Rotary Club de Minneapolis sugeriu o seguinte lema para melhor organizar os Rotary Clubs: “Servir, porém não a si próprio”.

Estes dois lemas, ligeiramente modificados para “Dar de si antes de pensar em si” e “Mais se beneficia quem melhor serve”, foram adotados oficial- mente pelo Rotary na convenção de 1950, realizada em Detroit, Michigan, EUA.

A frase “Dar de si antes de pensar em Si” foi adotada como o principal lema do Rotary, uma vez que ela explica sucintamente a filosofia altruísta da prestação de serviços voluntários. A partir de 1954, cada presidente do RI estabeleceu um lema que deveria ser seguido durante a gestão do seu ano rotário.