Isso é Rotary

O Rotary International foi a primeira organização de clubes prestadores de serviços a ser criada. O mais de 1,2 milhão de voluntários sócios dos Rotary Club, em 164 países, emprestam seu tempo e talentos em consonância com a máxima rotária de Dar de Si Antes de Pensar em Si.

Fundado em 1905, Rotary é a primeira organização de clubes dedicados à prestação de serviços no mundo. A organização trabalha pelo alcance da verdade, justiça, melhores relações entre os povos e paz mundial. As Avenidas de serviço do Rotary apóiam voluntariado internacional e comunitário por intermédio das atividades de seus clubes e da promoção da ética em todas as profissões.

Rotarianos reúnem-se semanalmente para planejar atividades de prestação de serviços. Os Rotary Clubes são autônomos, implementando os próprios projetos conforme as necessidades locais e os interesses e habilidades de seus sócios. Não religiosos e apolíticos, são abertos a pessoas de todas as raças, culturas e credos. O quadro social dos clubes é representativo da vida profissional e comercial das respectivas comunidades.

Os princípios do RCBA

DAR

Os rotarianos apóiam projetos internacionais através da Fundação Rotária, entidade criada em 1917 com o propósito de fazer bem, cujas atividades são financiadas exclusivamente graças às contribuições rotárias, empresas, etc.

Subsídios humanitários da Fundação Rotária financiam projetos que contam com o patrocínio de Rotary Clubes em pelo menos dois países nos setores de atendimento e suprimentos médicos, água potável, alimentação, treinamento profissionalizante e educação – especialmente nos países em desenvolvimento.

INTERCAMBIAR

O Rotary promove compreensão cultural e une as pessoas, separadas por grandes distâncias e culturas diferentes. Os programas de intercâmbio do Rotary incentivam o fluxo livre de idéias e oportunidades no exterior. Por intermédio do Rotary, jovens, estudantes e profissionais entram em contato com culturas e pessoas de outras nações e, ao regressar aos respectivos países, disseminam os conhecimentos adquiridos. Cerca de 7.000 alunos de segundo grau participam anualmente do programa Intercâmbio de Jovens de curta ou longa duração.

SERVIR

Rotary é uma organização internacional dedicada à prestação de serviços humanitários. Os homens e as mulheres associados ao Rotary são líderes profissionais e empresários que dedicam-se a melhorar a qualidade de vida de seus semelhantes, nas respectivas comunidades e no resto do mundo.

Os Rotary Clubes implementam grande variedade de projetos de prestação de serviços visando combater a pobreza, fome, analfabetismo, uso de drogas e poluição.

INOVAR

Os laços de companheirismo que unem os rotarianos, e a excelência dos projetos comunitários e internacionais, são marca indelével do Rotary mundialmente.

Quando uma pessoa ingressa em um Rotary Club, vincula-se a uma rede global de indivíduos que têm os mesmos valores e interesses que ela. Mas, o companheirismo e a camaradagem do Rotary não existem apenas nos clubes, eles se estendem por todos os níveis da organização. É muito comum os rotarianos se tornarem amigos para toda a vida. Às vezes, esses contatos também se tornam projetos de prestação de serviços. É esse movimento que faz o sucesso do Rotary há mais de um século.

Onde existe uma necessidade, Rotary encontra soluções. Apolíticos e não-governamentais, os Rotary Clubes são autônomos e formulam soluções inovadoras para atender necessidades comunitárias.

Através de projetos de imunização infantil, postos de saúde, clínicas dentárias, projetos educação, sistemas de saneamento e água potável, rotarianos ajudam a melhorar a qualidade de vida para seus semelhantes. Os Clubes também trabalham para que a paz reine nas comunidades organizando projetos de prevenção da violência.

Rotarianos combatem o analfabetismo patrocinando programas que fortalecem a educação básica e profissionalizante.

IMUNIZAR

A erradicação da poliomielite é uma das maiores prioridades do Rotary, fazendo a imunização de todas as crianças menores de 5 anos de idade do mundo.

Como resultado dos esforços do Rotary e de seus parceiros globais, mais de um bilhão de crianças foram imunizadas contra a pólio desde 1985. Nosso objetivo é a erradicação global da doença.

Objetivos do Rotary

O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

Alfabetizção de Adultos

O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir

Alfabetizção de Adultos

O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional

Alfabetizção de Adultos

A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um em sua vida pública e privada

Alfabetizção de Adultos

A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações

Missão do Rotary

A Missão do Rotary International, uma associação internacional de Rotary Clubs, é servir ao próximo, difundir altos padrões éticos e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.

Paul Harris

O Fundador do Rotary