Realizações do Clube

Associação PROJOV-CAAP

É uma entidade sócio-educacional, fundada em 30/03/98, administrada pelos Rotarys Clubes de Alphaville, Barueri, Aldeia da Serra e Tamboré, que tem por objetivo a formação da cidadania e da capacitação profissional de adolescentes, proporcionando-lhes condições de empregabilidade.

Mais de 3000 jovens já se formaram em seus cursos nos 10 anos de atuação, tendo atualmente 430 jovens realizando trabalho de aprendizagem em diversas empresas da região. (dados de novembro de 2008).

Alfabetização de adultos

Numa com parceria com residênciais de região de Alphaville e coordenação da Professora Edelweiss, voluntária e moradora do Residencial 2, o RC Barueri-Alphaville coordena o programa em 14 núcleos com mais de 120 alunos. Este trabalho não se limita a alfabetizar, mas também preparar os alunos para obtenção de diploma de 1º grau em exames realizados na rede municipal com reconhecimento oficial. O material escolar é fornecido pela Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba

Intercâmbio Internacional de Jovens

Entre dos objetivos do Rotary esta o de trabalhar para o entendimento entre os povos e por entender que o conhecimento da cultura de outras nações contribui decisivamente para este objetivo, mantém um tradicional programa de Intercâmbio de Jovens, recebendo e enviando jovens de/para várias partes do mundo.

Projeto Rumo

Com o objetivo de ajudar na definição da futura carreira de estudantes de 2º grau, realizamos anualmente, em colégios da região, seminários onde diferentes profissionais falam sobre suas áreas de atuação, respondem dúvidas e orientam os jovens sobre a escolha futura.

Projeto Pró-Talentos

Projeto destinado a exposição de jovens da escola pública em áreas do conhecimento não cobertas pelo ensino oficial, paralelamente identificamos aqueles com talentos acima da média que então são acompanhados por tutores visando o pleno desenvolvimento de seus talentos.

Este projeto contou com doação da Fundação Kellogg para seu início, estando agora sendo reformulado devido a falta de financiamento para sua continuação nos moldes originais.

Projeto Ryla

Todos anos jovens de 14 a 30 anos, selecionados pelos clubes, participam de um seminário durante um fim de semana com todas despesas pagas para discutir, apreender e praticar habilidades de liderança.

Dia de doação de sangue

Promovemos anualmente um dia de doação de sangue em colaboração com entidades da área de saúde que colhem as bolsas de sangue de doadores voluntários incentivados e recrutados pelo Rotary Clube de Barueri-Alphaville.

Informática na ACM

Obtivemos os recursos e instalamos equipamentos de informática em sala na ACM para inclusão digital de adolescentes menos favorecidos.

Doação de consultórios Médico e Dentário

Em parceria com clubes Rotarios do exterior construímos e equipamos consultórios dentários no PROJOV CAAP e Semeador. Construímos consultórios médico e dentário no CEPAC, entidade dedicada ao atendimento de jovens de Barueri, em parceria com o Hospital Albert Einstein que financiou a obra e arca com os custos de operação.

Projeto Oficina Escola

Administramos US$ 40.000,00 doados pela Fundação Kellogg para a resconstrução e restauração de prédio histórico onde se localiza a sede do Projeto Oficina Escola de Santana de Parnaiba. Esta entidade prepara jovens nas técnicas de restuaração e os emprega na manutenção e recuperação do patrimônio histórico da cidade.

Projeto Santa Terezinha

Em parceria com Rotary Clube dos USA, montamos cozinha escola onde se ensina a arte da culinária para jovens visando sua profissionalização, doamos o kit padaria para treinamento no ofício de padeiro. Compramos máquinas necessárias para que sejam ministradas aulas de marcenaria na Associação. Finalmente montamos toda a infra-estrutura de escola de informática com rede de computadores e todos equipamentos necessários ao treinamento dessas crianças, inclusive conexão de internet.

AFROB

Associação das Famílias de Rotarianos de Barueri, reune os cônjuges de rotarianos dos RC Barueri, RC Barueri-Alphaville, RC Barueri-Tamboré e colaboradoras voluntárias.

Jurema Mathias do Valle

Denise Ferrari Fumis