Próxima reunião: Semanalmente as quintas

REUNIÕES ÀS QUINTAS 20:00

Local: Bourbon Alphaville Business Hotel
Al. Cauaxi, 223 , Barueri - 4197 0123
 .'.

Observação:Devido ao feriado não teremos reunião dia 02 de novembro

DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI

Bióloga fala sobre os resultados do Laboratório de Citogenética na Rainha da Paz

O Rotary Club de Alphaville Barueri (RCBA) recebeu, em sua reunião do último dia 25 de janeiro, A Dra. Dulci do Nascimento Fonseca Vagenas, responsável pelo Laboratório de Citogenética, que atende 322 assistidos mantidos pela Comunidade de Amor Rainha da Paz, situada em Santana de Parnaíba e coordenada pela Paróquia do Bom Pastor, de Alphaville.

            Com 63 funcionários em regime CLT, mais cinco da Prefeitura de Santana de Parnaíba, a entidade conta com a colaboração de 120 voluntários que atuam diretamente e mais de 300 em festas e eventos para a arrecadação de fundos que também procedem de outras 12 fontes de recursos, entre elas o RCBA.

“Enfrentamos grandes desafios para atender estes jovens que frequentam a Rainha da Paz, enquanto existe uma fila, lá fora, de outros e outras 240 jovens com as mesmas necessidades, aguardando triagem e 86 já triadas, mas aguardando vagas,” informa a Dra. Dulci.

Inaugurado em agosto de 2016, o laboratório, uma Parceria entre a Rainha da Paz, Rotary, Fundação Eiko Moraes e a UNIP, realiza culturas de linfócitos e cariótipos (contagem do número de cromossomos), pelos quais 141 famílias passaram por aconselhamento genético; 10 cariótipos foram realizados (em assistidos e pais), 116 exames de urina tipo I, 11 culturas de bactérias, 35 PSAs e 100 Hepatite C. Neste mesmo ano, nas campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, participaram aproximadamente 70 alunos e foram realizados exames de  PSA em seis docentes, Hepatite-C, urina tipo I, aferição de PA, IMC, RCQ e glicemia capilar em 84 mulheres, 12 homens, 14 indivíduos com infecções urinárias e 13 com presença de cristais na urina.

Em outras campanhas desenvolvidas, na semana da mulher em março de 2017, foram atendidas 64 mulheres; no mutirão da saúde, em maio, mais 86; e outras 74 no outubro rosa e 35 homens na semana do novembro azul.

“O grande desafio é aumentar o atendimento de exames básicos para familiares atendidos na Associação. Segundo a palestrante, a atual busca por voluntários dedica-se a encontrar biólogos, biomédicos, farmacêuticos bioquímicos e médicos para a operação plena do laboratório, para que funcione de segunda a sexta entre 8h e 16h.  Parceiros são também necessários para a compra de materiais e kits de laboratório e a entidade ainda procura, neste momento, expandir parcerias com laboratórios de outros municípios. 

Ao agradecer a participação da Dra. Dulci, o presidente do RCBA, Osvanir Oliveira (na foto, com a Dra. Dulci), elogiou o extraordinário trabalho da Rainha da Paz, cujo presidente, Walter Nicolosi, é membro do nosso Club, e conclamou os demais companheiros a participar de forma efetiva desta iniciativa. 

 

QUER CONHECER ROTARY? VÁ A NOSSA REUNIÃO.

POR QUE PERTENCER AO ROTARY? Veja aqui.

Nossos Patrocinadores

Alziro
Multicolor
TINTAS PARA PAREDE
Alphaquip EMPILHADEIRAS
Fone - 4198 3553