Bióloga fala sobre os resultados do Laboratório de Citogenética na Rainha da Paz

O Rotary Club de Alphaville Barueri (RCBA) recebeu, em sua reunião do último dia 25 de janeiro, A Dra. Dulci do Nascimento Fonseca Vagenas, responsável pelo Laboratório de Citogenética, que atende 322 assistidos mantidos pela Comunidade de Amor Rainha da Paz, situada em Santana de Parnaíba e coordenada pela Paróquia do Bom Pastor, de Alphaville.

Com 63 funcionários em regime CLT, mais cinco da Prefeitura de Santana de Parnaíba, a entidade conta com a colaboração de 120 voluntários que atuam diretamente e mais de 300 em festas e eventos para a arrecadação de fundos que também procedem de outras 12 fontes de recursos, entre elas o RCBA.

“Enfrentamos grandes desafios para atender estes jovens que frequentam a Rainha da Paz, enquanto existe uma fila, lá fora, de outros e outras 240 jovens com as mesmas necessidades, aguardando triagem e 86 já triadas, mas aguardando vagas,” informa a Dra. Dulci.

Inaugurado em agosto de 2016, o laboratório, uma Parceria entre a Rainha da Paz, Rotary, Fundação Eiko Moraes e a UNIP, realiza culturas de linfócitos e cariótipos (contagem do número de cromossomos), pelos quais 141 famílias passaram por aconselhamento genético; 10 cariótipos foram realizados (em assistidos e pais), 116 exames de urina tipo I, 11 culturas de bactérias, 35 PSAs e 100 Hepatite C. Neste mesmo ano, nas campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, participaram aproximadamente 70 alunos e foram realizados exames de  PSA em seis docentes, Hepatite-C, urina tipo I, aferição de PA, IMC, RCQ e glicemia capilar em 84 mulheres, 12 homens, 14 indivíduos com infecções urinárias e 13 com presença de cristais na urina.

Em outras campanhas desenvolvidas, na semana da mulher em março de 2017, foram atendidas 64 mulheres; no mutirão da saúde, em maio, mais 86; e outras 74 no outubro rosa e 35 homens na semana do novembro azul.

“O grande desafio é aumentar o atendimento de exames básicos para familiares atendidos na Associação. Segundo a palestrante, a atual busca por voluntários dedica-se a encontrar biólogos, biomédicos, farmacêuticos bioquímicos e médicos para a operação plena do laboratório, para que funcione de segunda a sexta entre 8h e 16h.  Parceiros são também necessários para a compra de materiais e kits de laboratório e a entidade ainda procura, neste momento, expandir parcerias com laboratórios de outros municípios.

Ao agradecer a participação da Dra. Dulci, o presidente do RCBA, Osvanir Oliveira (na foto, com a Dra. Dulci), elogiou o extraordinário trabalho da Rainha da Paz, cujo presidente, Walter Nicolosi, é membro do nosso Club, e conclamou os demais companheiros a participar de forma efetiva desta iniciativa.